Sunday, October 5, 2008

Bom-dia...

...pra mim!
Hoje eu dormi 18 horas seguidas... Algo me diz que eu andava cansada...!
;)

___________________________

CANÇÃO PARA ÁLBUM DE MOÇA

Bom dia: eu dizia à moça
que de longe me sorria.
Bom dia: mas da distância
ela nem me respondia.
Em vão a fala dos olhos
e dos braços repetia
bom-dia a moça que estava
de noite como de dia
bem longe de meu poder
e de meu pobre bom-dia.

Bom dia sempre: se acaso
a resposta vier fria ou tarde vier,
contudo esperarei o bom-dia.
E sobre casas compactas
sobre o vale e a serrania
irei repetindo manso
a qualquer hora: bom dia.
Nem a moça põe reparo
não sente, não desconfia
o que há de carinho preso
no cerne deste bom-dia.

Bom dia: repito à tarde
à meia-noite: bom dia.
E de madrugada vou
pintando a cor de meu dia
que a moça possa encontrá-lo
azul e rosa: bom dia.

Bom dia: apenas um eco na mata
(mas quem diria)
decifra minha mensagem,
deseja bom o meu dia.
A moça, sorrindo ao longe
não sente, nessa alegria,
o que há de rude também
no clarão deste bom-dia.
De triste, túrbido, inquieto,
noite que se denuncia
e vai errante, sem fogos,
na mais louca nostalgia.
Ah, se um dia respondesses
Ao meu bom-dia: bom dia!
Como a noite se mudara
no mais cristalino dia!


Carlos Drummond de Andrade


R.:
Bom-dia: ele me diz
sempre que passo,
que venho ou que vou
Bom-dia: nada respondo
e sei que o que faço.
Sei bem o que sou...
Repete o bom-dia,
o boa-noite, boa-tarde
Já não fosse mais tarde
Já não fosse mais cedo
Esse meu coração cheio
(de medo)
Esse tão sempre alarde
Esse tão nunca sossego...

Bom-dia: o moço me diz
Não olho, finjo que não vi
Me faço de boba
assim como o é
Esse moço e seus bom-dias
olham para cada mulher
e elogiam o dia
com esse tanto alvoroço
que eu já sei para o que é.
Guardo no coração um bom-dia
daquele que foi embora
sem ter marcado hora
um dia...

Não me venha com bom-dias,
seu moço.
Bem sei o mal que fez
ter respondido uma única vez
A um desses cumprimentos educados
Antes fosse indiferente
(mas ele, de lado, me sorria...)
Por isso, nessa não caio.
Guarde seu bom-dia
embrulhado pra presente.
Prefiro um olhar de soslaio
a uma tristeza iminente...

11 comments:

Unknown said...

É... creio que de repente a cama nem tenha realmente com o interesse de expulsa-la,... pense por esse lado.

tava la tão quentinha e com sua presença

Petsha said...

parabéns! Gostaria de ter talento para poemas e poesias ^^^
(ps: seu blog está com o endereço errado na comunidade de blogueiros, soh pra avisar)




Bjs.. boa noite ^^

LaraLarissa said...

obrigada pelo aviso!

Alan said...

Impressionante...

Laura said...

Drummond é uma delícia!

beijos

As@ Moren@ said...

Guarde seu bom dia
embrulhado pra presente.
Prefiro um olhar de soslaio
a uma tristeza iminente...

Gostei destes versos em especial...porque o olhar foge antes que o pensamento possa fugir!

Anonymous said...

Gostei dessa história de resposta.

Anonymous said...

Muitissimo boa a resposta .. eu não teria a sensibilidade de tal texto .. parabéns..

passa lá:

http://ananicolau.blogspot.com/2008/03/tira-dvida_31.html

Anonymous said...

Oi Bom dia! primeiramente quero esclarecer sua dúvida.
A Rosângela (comentário anterior é minha secretária) sou eu a advogada que escreve no blog Ana Lucia Nicolau.
Fiquei feliz pelo seu comentário a respeito de meu blog,pois, com muito prazer dedico parte de meu tempo a escrever no meu blog porcurando esclarecer aos leitores dúvidas da área de direito, comuns do nsso dia a dia.
Quanto ao seu texto, gostei muito e faço minhas as palavras da Rosângela...

Rafaela Moraes said...

nossa! vejo q, realmente, surgiram novos "bom dia"... só pra registrar mais uma vez: me orgulho de vc!

Cadinho RoCo said...

Gosto muito disso e com que lirismo deu resposta tão oportuna. E ainda que não responda corresponda, que tenha um bom dia sempre.
Cadinho RoCo